Pular para o conteúdo principal

A álgebra das beldades

OBS: Eu também costumo fazer rankings com mulheres classificando-as por preferência. Claro que o critério é bem pessoal, nada tem de fatídico ou de científico. Aliás nem merece ser objeto de análise.

Mas legal mesmo seria diminuir a concorrência entre os homens. Os babacas sempre pegam as mulheres que eu quero. Normalmente só consigo ficar com as solitárias. É aquela história: em geral, as mulheres só se lembram de mim quando os homens não se lembram delas. Estranho.

Mas como diria Léo Jaime: "Ainda encontro a fórmula do amor."

Detalhe: isso pode explicar porque as siliconadas "mais desejadas do mundo" só vivem encalhadas ou com relacionamentos confusos com machos zeta (menos prestigiados), enquanto muitas "feinhas" de personalidade agradável não conseguem ficar sozinhas, engatando um namoro atrás do outro ou até mesmo longuíssimos relacionamentos duradouros.

A álgebra das beldades

 G1 - por Alysson Muotri

Quando o assunto é o sexo feminino, a tremenda variação de opinião entre os homens é assustadora. A beleza feminina é intrigante do ponto de vista do cérebro masculino. Enquanto adolescentes (e alguns mesmo depois de adultos…), a grande parte da população masculina passa pelo curioso comportamento de ranquear a mulherada, de forma num sempre muito nobre, elegendo as musas do colégio, a artista mais bonita, a professora mais atraente, etc. O “efeito de grupo” acaba fazendo com que os grupos adolescentes sejam quase que unânimes em suas decisões.

Passado o efeito hormonal, homens continuam cultivando esse hobby mas são menos influenciados pelo “efeito do grupo”. Para as leitoras vale uma explicação rápida. Isso acontece, em geral em um bar ou evento social, quando um membro do grupo masculino decide fazer algum comentário sobre uma mulher, justificando sua opinião sobre por que ela é, ou não, atraente aos seus olhos. O comentário é rapidamente seguido de opiniões diversas, comparações bizarras ou justificativas irracionais entre outros membros do grupo. Vale tudo pra justificar sua preferência. O contraste de opiniões é a regra. O consenso existe em apenas alguns casos raros, as famosas belezuras universais.

Para eliminar o efeito de grupo, dois matemáticos de Harvard tiveram a brilhante idéia de lançar um site de relacionamento que une casais através de algoritmos baseados em uma série de questões respondidas pelos usuários na privacidade de seus computadores. O site, batizado de OkCupid, tornou-se um dos maiores sites de namoro virtual da web e conta hoje com 3,5 milhões de usuários e bilhões de dados que estão sendo usados para revelar aspectos fascinantes e, muitas vezes, inusitados do comportamento humano.

Uma observação que achei interessante revela que quanto mais os homens discordam sobre a beleza de uma determinada mulher, mais homens tendem a flertá-la, veja o gráfico ao lado (http://blog.okcupid.com/index.php/the-mathematics-of-beauty/). Vou digerir com um exemplo: imagine duas mulheres, ambas classificadas com a mesma média numa escala de atração física. Pois bem, os dados sugerem que uma delas vai receber cerca de 90 mensagens no final do mês enquanto a outra apenas 30 mensagens. Por que isso acontece?

Os dados revelaram que as mulheres que recebem mais mensagens são justamente aquelas que apresentam um maior número de variações em classificações individuais pelo sexo masculino sobre sua aparência. Ou seja, alguns homens a classificaram como “feia” enquanto outros como “extremamente atraente”. É justamente essa variação extensa que está correlacionada com o triplo de mensagens que a dita vai receber do sexo masculino quando comparada com outra mulher considerada universalmente “bonita”.

Uma explicação plausível para o fenômeno pode ser o fato de que os pretendentes masculinos acreditam que terão melhores chances de sucesso ao se corresponder com mulheres que não agradam a todos. Isso porque existiria algo nela que só é atraente para alguns homens, diminuindo a competição. O cérebro masculino faria esse tipo de cálculo de forma inconsciente. Hum, talvez. Não dá pra descartar o fato de que esse tipo de observação tem uma forte parcialidade na amostragem – o tipo de usuário que se utiliza desse tipo de ferramenta virtual. Parcial ou não, fica o conselho para mulheres solteiras: assuma de vez aquela verruga no rosto, pinta na bochecha, testa grande e o nariz fino. São exatamente esses traços que vão te diferenciar e proporcionar a merecida atenção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em baixa, boazudas aceitam namorar sem interesse

A lei da oferta e da procura sempre existiu na vida afetiva. Ninguém gosta de assumir, mas sabemos muito bem que quanto mais desejado for o produto, mais dificuldade de adquiri-lo ele terá. Mulheres que são mais atraentes costumam ser mais difíceis de se conquistar, como produtos mais procurados costumam custar mais caro. Enquanto as jornalistas, mulheres mais desejadas do país, estão se casando com profissionais que ocupam cargos de liderança (o que já acende o alerta amarelo que detecta uma "pistoleira"), as musas "sensuais" que ganham dinheiro em expor seus corpos sem motivo algum (como paniquetes, dançarinas, calipígias, funqueiras, etc.), agora em baixa, agora deram de aceitar qualquer tipo de homem, por mais fraco e pobre que possa parecer. Trocando em miúdos, ficou "mais barato" e fácil conquistar uma musa como quaisquer das concorrentes do concurso Miss Bum Bum. Homens que ocupam cargos de liderança normalmente detestam mulheres "se

Mulheres cariocas são infiéis porque são interesseiras

É um mito, infelizmente comprovado na realidade, de que as mulheres cariocas são infiéis. Apesar de ser um mito conhecido, ninguém se preocupou em saber o real motivo disto. Nossa equipe resolveu pesquisar, ligando vários fatos, e chegamos a uma conclusão. Por incrível que pareça, para entender tudo, é preciso partir do princípio de que o povo carioca adora diversão e consumismo. Por ser a capital cultural do país (a capital política é Brasília e a econômica, São Paulo), além de ser o reduto de celebridades e artistas por ser o centro midiático do país, é natural que isto influencie o estilo de vida de seus habitantes. Cariocas querem consumir e consumir exige dinheiro. E dinheiro é dado por outras pessoas, necessitando de contato humano. Amizades, namoros e contatos profissionais são essenciais na obtenção de direitos, incluindo dinheiro. Ou seja, as mulheres, numa sociedade de consumo, tem que se casar por dinheiro. Não que as mulheres fossem incapazes de conseguir gan

Porque homens não cuidam da aparência?

Vamos combinar uma coisa? A função de ser bonita é da mulher. Homens não foram feitos para serem bonitos. A função do homem é a de proteger e sustentar. Homem tem que ter dinheiro, esperteza, extroversão, porte físico. Ser lindo e bondoso é até aceitável, mas dispensável.  Isso explica o pouco cuidado que os homens tem com a aparência. Poucos homens se dispõem a pintar cabelo e corrigir falhas no rosto. Homens normalmente se resumem a tomar banho e vestir-se bem para se sentirem melhor aparentados.  Sabem que para a sociedade machista e feminista-identitária, homem bonito não é homem com traços belos e harmônicos. Homem bonito é homem limpo e bem vestido. Mesmo que seja feio e com traços em desarmonia. Pode ser um monstro pavoroso. Até cara de linguado pode ter. Um monstro pavoroso limpinho e bem vestido, de preferência de terno ou smoking, é muito mais admirado que um homem de traços lindos, mas mal vestido e cheio de graxa.  Vemos homens bem sucedidos com aparência totalmente decaden