Pular para o conteúdo principal

Casamentos pomposos, mas sem amor

Diz o ditado que quem se preocupa exageradamente em se afirmar como alguma coisa, é porque não é essa coisa. Isso acontece muito em nossa sociedade, pois todos desejam a aprovação social para serem incluídos nos grupos e obter os benefícios que somente o contato permanente com outras pessoas - sobretudo as mais influentes - pode dar.

Anos atrás, tomei conhecimento de dois casamentos bem pomposos, organizados pela elite: o da neta do Jacob Barata, um dos maiores donos de empresas de ônibus do país e outro divulgado nos feed de notícias do Facebook por um amigo não-íntimo, de profissão prestigiada, onde uma amiga deste realizava seu matrimônio. Em respeito a ele e a sua amiga, vou poupar seu nome aqui.

Fiquei pensando nestas cerimônias. Conhecendo as classes mais abastadas, seu comportamento e sua tradicional ganância e desejo de poder e visibilidade, a pergunta que não quer calar é: existe amor nestes tipos de casamento?

Os mais ricos tem um cuidado exagerado com sua imagem. Mesmo não amando ninguém e nem a si mesmos, fazem questão de contrair matrimônio apenas para que complemente a aprovação social para uma sociedade que encasquetou que solteiro é sinônimo de perdedor. 

Estamos carecas de saber que na elite, salvo raríssimas exceções, os casais não se amam. Os conjuges não tem preparo psicológico nem personalidade para uma vida romântica, humilde e altruísta. Pessoas bem sucedidas profissionalmente são educadas a não amar ninguém e desconfiar de todos, até por defesa. As mulheres, casam com interesses financeiros, esperando que os maridos paguem os exagerados supérfluos delas. Os homens, querem aprovação social, pois sabem que homem casado é muito mais respeitado e por sexo mesmo (quem não gosta de ter uma gataça em sua própria cama... Hein? Hein?).

As elites estimulam muito o surgimento de casamentos, pois além da troca de favores obtidos com o matrimônio, a imagem de alguém comprometido passa a imagem de alguém com vocação de ser admirado e por isso respeitado. Ninguém está disposto a cultuar, respeitar (e obedecer) um encalhado, alguém que não é "amado". Para a sociedade ainda existe o preconceito de que se um cara não consegue conquistar uma mulher, ele nunca vai conseguir mandar em seus subalternos ou fechar negócios com seus semelhantes. Daí o alto estímulo a ocorrência de matrimônios em sociedades mais abastadas.

Não pensem que existe amor nisso. Amor exige altruísmo, simplicidade, doçura, algo que não combina com a pompa tão comum nas festas da elite. O romantismo presente nos matrimônios das elites é um romantismo  estereotipado, falso,  da boca para fora, apenas para constar e para iludir os presentes da cerimônia que acham que o amor deve ser manifestado nas aparências e não na personalidade cotidiana dos cônjuges. 

A elite é formada em sua grande parte por pessoas que não conseguem amar sequer a si mesmas, que dependem de títulos, de reconhecimento coletivo e de acúmulos de bens para ter auto-estima, e que por isso, não são capazes de amar outras pessoas. É certamente um amor de fachada, que consegue enganar muita gente, mas a mim, não passa de uma boa mentira bem planejada.

Se as pessoas acham que isso é amor, com absoluta certeza, não sabem o que é amor. Usam uma palavra linda para rotular gestos não tão lindos assim. E ainda esperam uma aprovação social, através de uma cerimônia mentirosa, com objetivos gananciosos e nada altruístas. Inventem outro truque, pois a farsa dos casamentos da elite é truque velho, não me enganam mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em baixa, boazudas aceitam namorar sem interesse

A lei da oferta e da procura sempre existiu na vida afetiva. Ninguém gosta de assumir, mas sabemos muito bem que quanto mais desejado for o produto, mais dificuldade de adquiri-lo ele terá. Mulheres que são mais atraentes costumam ser mais difíceis de se conquistar, como produtos mais procurados costumam custar mais caro. Enquanto as jornalistas, mulheres mais desejadas do país, estão se casando com profissionais que ocupam cargos de liderança (o que já acende o alerta amarelo que detecta uma "pistoleira"), as musas "sensuais" que ganham dinheiro em expor seus corpos sem motivo algum (como paniquetes, dançarinas, calipígias, funqueiras, etc.), agora em baixa, agora deram de aceitar qualquer tipo de homem, por mais fraco e pobre que possa parecer. Trocando em miúdos, ficou "mais barato" e fácil conquistar uma musa como quaisquer das concorrentes do concurso Miss Bum Bum. Homens que ocupam cargos de liderança normalmente detestam mulheres "se

Mulheres cariocas são infiéis porque são interesseiras

É um mito, infelizmente comprovado na realidade, de que as mulheres cariocas são infiéis. Apesar de ser um mito conhecido, ninguém se preocupou em saber o real motivo disto. Nossa equipe resolveu pesquisar, ligando vários fatos, e chegamos a uma conclusão. Por incrível que pareça, para entender tudo, é preciso partir do princípio de que o povo carioca adora diversão e consumismo. Por ser a capital cultural do país (a capital política é Brasília e a econômica, São Paulo), além de ser o reduto de celebridades e artistas por ser o centro midiático do país, é natural que isto influencie o estilo de vida de seus habitantes. Cariocas querem consumir e consumir exige dinheiro. E dinheiro é dado por outras pessoas, necessitando de contato humano. Amizades, namoros e contatos profissionais são essenciais na obtenção de direitos, incluindo dinheiro. Ou seja, as mulheres, numa sociedade de consumo, tem que se casar por dinheiro. Não que as mulheres fossem incapazes de conseguir gan

Porque homens não cuidam da aparência?

Vamos combinar uma coisa? A função de ser bonita é da mulher. Homens não foram feitos para serem bonitos. A função do homem é a de proteger e sustentar. Homem tem que ter dinheiro, esperteza, extroversão, porte físico. Ser lindo e bondoso é até aceitável, mas dispensável.  Isso explica o pouco cuidado que os homens tem com a aparência. Poucos homens se dispõem a pintar cabelo e corrigir falhas no rosto. Homens normalmente se resumem a tomar banho e vestir-se bem para se sentirem melhor aparentados.  Sabem que para a sociedade machista e feminista-identitária, homem bonito não é homem com traços belos e harmônicos. Homem bonito é homem limpo e bem vestido. Mesmo que seja feio e com traços em desarmonia. Pode ser um monstro pavoroso. Até cara de linguado pode ter. Um monstro pavoroso limpinho e bem vestido, de preferência de terno ou smoking, é muito mais admirado que um homem de traços lindos, mas mal vestido e cheio de graxa.  Vemos homens bem sucedidos com aparência totalmente decaden