Pular para o conteúdo principal

A estória da Bela e a Fera não seria tão admirada se os sexos fossem trocados

O conto "A Bela e a Fera" voltou a entrar em evidência. A versão mais famosa, produzida pela Disney, completa 25 anos de seu lançamento. E uma nova versão, protagonizada pela belíssima Emma Watson a ser lançada a curto prazo, já divulga a sua primeira foto. 

É um conto que ainda comove muita gente. Mas comoveria se invertêssemos os gêneros dos personagens, transformando-o em "O Belo e a Fera"? Certamente que não. O que acontece no conto original é que a aberração é masculina, e a Bela.como o prenome diz, é bela. Cumprem perfeitamente a função de cada gênero. 

O homem não precisa ser bonito. Beleza é um atributo que é obrigatório nas mulheres, mas dispensável, apesar de desejável, nos homens. Homens tem que proteger e sustentar as mulheres e as qualidades masculinas admiradas pela sociedade estão todas relacionadas com estes aspectos. 

Um homem feio nunca é rejeitado se cumprir a função de proteger e sustentar as mulheres. Não há na História homens feios que fossem ricos e/ou fortes que tiveram dificuldades de conquistar as mulheres. Muitos dos maiores galãs do cinema de da TV nem bonitos são, enquanto há homens lindos rejeitados.

É importante notar que, apesar de feio, a Fera é alta e forte, com aparência anda viril, o que diminui a sua rejeição para o público. Dá para se comover com a estória da Bela e da Fera porque ambos continuam cumprindo as funções que são atribuídas aos sexos: ao homem a de proteger e a mulher a de ornamentar.

Trocas de funções entre os gêneros sempre causam problemas e revoltam pessoas mais conservadoras. Imagine se no lugar de Temer e de sua muitíssimo jovem esposa estivesse uma senhora de 75 anos e um homem mal chegado aos 30? A sociedade iria cair de pau, pois entenderia uma inversão de funções entre os gêneros, mesmo que isso não fosse verdadeiro (não é impossível um homem jovem ser protetor e uma mulher de 70 anos ser bonita).

Mesmo assim, uma troca de gêneros no conto da Bela e a Fera no mínimo iria casar um certo desprezo. A estória não seria tão comovente. Embora deveria, pois a inversão dos gêneros traria uma dificuldade maior para o casal, que seria incompreendido pela sociedade.

Veja aqui a primeira foto de divulgação da verão carne-e-osso do famoso conto com a lindíssima Emma Watson e uma ilustração simulando a troca de gênero entre os personagens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em baixa, boazudas aceitam namorar sem interesse

A lei da oferta e da procura sempre existiu na vida afetiva. Ninguém gosta de assumir, mas sabemos muito bem que quanto mais desejado for o produto, mais dificuldade de adquiri-lo ele terá. Mulheres que são mais atraentes costumam ser mais difíceis de se conquistar, como produtos mais procurados costumam custar mais caro. Enquanto as jornalistas, mulheres mais desejadas do país, estão se casando com profissionais que ocupam cargos de liderança (o que já acende o alerta amarelo que detecta uma "pistoleira"), as musas "sensuais" que ganham dinheiro em expor seus corpos sem motivo algum (como paniquetes, dançarinas, calipígias, funqueiras, etc.), agora em baixa, agora deram de aceitar qualquer tipo de homem, por mais fraco e pobre que possa parecer. Trocando em miúdos, ficou "mais barato" e fácil conquistar uma musa como quaisquer das concorrentes do concurso Miss Bum Bum. Homens que ocupam cargos de liderança normalmente detestam mulheres "se

Mulheres cariocas são infiéis porque são interesseiras

É um mito, infelizmente comprovado na realidade, de que as mulheres cariocas são infiéis. Apesar de ser um mito conhecido, ninguém se preocupou em saber o real motivo disto. Nossa equipe resolveu pesquisar, ligando vários fatos, e chegamos a uma conclusão. Por incrível que pareça, para entender tudo, é preciso partir do princípio de que o povo carioca adora diversão e consumismo. Por ser a capital cultural do país (a capital política é Brasília e a econômica, São Paulo), além de ser o reduto de celebridades e artistas por ser o centro midiático do país, é natural que isto influencie o estilo de vida de seus habitantes. Cariocas querem consumir e consumir exige dinheiro. E dinheiro é dado por outras pessoas, necessitando de contato humano. Amizades, namoros e contatos profissionais são essenciais na obtenção de direitos, incluindo dinheiro. Ou seja, as mulheres, numa sociedade de consumo, tem que se casar por dinheiro. Não que as mulheres fossem incapazes de conseguir gan

Porque homens não cuidam da aparência?

Vamos combinar uma coisa? A função de ser bonita é da mulher. Homens não foram feitos para serem bonitos. A função do homem é a de proteger e sustentar. Homem tem que ter dinheiro, esperteza, extroversão, porte físico. Ser lindo e bondoso é até aceitável, mas dispensável.  Isso explica o pouco cuidado que os homens tem com a aparência. Poucos homens se dispõem a pintar cabelo e corrigir falhas no rosto. Homens normalmente se resumem a tomar banho e vestir-se bem para se sentirem melhor aparentados.  Sabem que para a sociedade machista e feminista-identitária, homem bonito não é homem com traços belos e harmônicos. Homem bonito é homem limpo e bem vestido. Mesmo que seja feio e com traços em desarmonia. Pode ser um monstro pavoroso. Até cara de linguado pode ter. Um monstro pavoroso limpinho e bem vestido, de preferência de terno ou smoking, é muito mais admirado que um homem de traços lindos, mas mal vestido e cheio de graxa.  Vemos homens bem sucedidos com aparência totalmente decaden