Para as mulheres, o fato de serem admiradas tem um prazo de validade. No geral, as mulheres são admiradas pela sociedade entre os 15 até os 35 anos. Um prazo muito curto. Já os homens, embora comecem a ser admirados mais tarde, a partir dos 30, parecem não ter limites para o seu suposto galanteio.
Homens começam a ser admirados mais tarde. Esqueçam os ídolos teen admirados pelas meninas adolescentes, eles ainda não são levados a sério pela sociedade. O galanteio masculino só é realmente reconhecido quando o homem completa a terceira década de vida e olhe lá. Mas quando chega a idade senil, careca, grisalho, barrigudo e cheio de rugas e de várias doenças, ainda consegue se valorizado. Porque será?
São dois os fatores que fazem o homem ainda ser valorizado como galã na idade senil:
- Homem não precisa ser bonito, precisa saber proteger. Acreditam as pessoas que um homem velho, experiente, sabe como agir para que uma mulher esteja bem e protegida. É uma ilusão e boa parte dos homens, principalmente os que se unem a mulheres bem mais jovens, demonstram alguns traços de imaturidade, o que poderia derrubar o mito. Mito que não é derrubado pois a segurança que um homem idoso transmite ainda é bastante inabalável.
- Homem não é objeto. É sujeito. Objeto tem prazo de validade. Sujeito não. Objeto é perecível. Sujeito, enquanto estiver vivo e em pé, ainda existe e tem valor. Enquanto mulheres começam a ser descartadas após o surgimento da primeira ruga, os homens só são desvalorizados em doenças graves que os invalidem. Trocando em miúdos, os homens só perdem valor se estiverem de cama sem poder se levantar. mesmo gravemente doentes, se estiverem de pé e ativos, ainda serão galãs, por mais feios que possam parecer.
Por isso que as críticas que você ouve direcionadas as mulheres de meia idade nunca são direcionadas aos homens. Você raramente vai ouvir xingações do tipo "velho metido", a não ser se o senil criticado for pobre. É sabido que idosos ricos ainda são bem admirados por toda a sociedade e - pasmem - são admirados principalmente pelos jovens homens, como sinônimo de sucesso. Mesmo que os velhos lhes roubem as jovens mulheres que deveriam pertencer a esses jovens rapazes.
A pós-adolescência é uma fase da vida que parece não ter fim para quem nasceu com uma vara no meio das pernas.
Comentários
Postar um comentário