Apesar dos seres humanos não serem monogâmicos, o sistema impôs que todos se casassem, se unindo a determinadas pessoas para formar uma família. No fundo nada tem de errado nisso. O que tem de errado são as regras que estabelecem como os casais devem se formar e como as pessoas devem se conhecer. E estabilizados os casais - o que acontece na faixa etária de 20 a 65 anos - quem sobra no mercado afetivo tem que penar para conseguir companhia.
Ao mesmo tempo que há poucas pessoas solteiras disponíveis para novos relacionamentos, o próprio excesso de comprometidos dá uma ilusão de problema resolvido, tornando complicado para um solitário reivindicar seu direito à vida afetiva. Com tantos casados, fica a impressão de que arrumar companhia é a coisa mais fácil do mundo. Parece que somente chiliquentos ficam sozinhos.
Mas o processo de conquista tem normas que são muito rígidas, com lugares fixos e regras complicadas que não levam em conta a diversidade de personalidade das pessoas e o contexto em que cada um se encontra. Por exemplo, não se pode sugerir para um introvertido que detesta sair a noite a ir uma noitada puxar papo com uma mulher dentro de uma danceteria. Devemos respeitar a vontade e os recursos psíquicos que cada pessoa possui para usar no processo de conquista.
Mas como nosso sistema social é padronizado, com regras rígidas, graças ao sucesso da maioria das pessoas que conseguiu seguir direitinho a cartilha imposta por este sistema, quem não se adapta ou não quer se adaptar a essas regras, morre na praia ou é obrigado a se unir com parceiros sem atração ou afinidade. Até porque a escassez de opções favorece a isso, já que não dá para negociar com uma pessoa casada a largar seu parceiro só porque este combina mais com o solteiro do que com aquele com quem ele se casou.
Por isso recomendamos: se você ainda é adolescente, mexa-se rápido para conquistar quem você quiser. A partir dos 20 anos as coisas vão ficar bem complicadas, com escassez de opções e regras cada vez mais rígidas - a vida social adulta é cheia de rigidez em suas regras - com altas chances de você ficar sozinho chorando ou se aborrecendo ao lado de uma companhia indesejada. Pois a lógica comprova que os melhores homens e mulheres se dão bem primeiro. Quem sobra...
Comentários
Postar um comentário