É sabido, embora pouco comentado, o fato de que as campanhas contra o assédio nada tem a ver com decência e sim com o respeito ao direito das mulheres de escolherem quando e por quem elas devem ser paqueradas. Mulheres ditam as regras das conquistas e os homens tem a obrigação de respeitar estas regras. As mulheres acreditam que estas regras garantem um relacionamento melhor sucedido.
Mas nem tanto, mestre, nem tanto. Pesquisas feitas pela equipe deste blog mostram que a personalidade dos assediadores é curiosamente a mesma dos homens mais cobiçados entre as mulheres, sobretudo os que tem empregos prestigiados ou ocupam cargos de liderança.
Afinal, como dissociar o comportamento ao mesmo tempo esnobe, arrogante e ganancioso da personalidade de quem quer obrigar a mulher a ter um momento de sexo com ele? A diferença é que os homens profissionalmente privilegiados são mais polidos e controlados.
Isso não significa que homens "de alto nível" não sejam capazes de assediar de forma agressiva. Crimes contra mulheres são praticados justamente por homens bem sucedidos, acostumados a dominar os outros. Quem costuma ser durão no trabalho, com altas doses de sadismo, certamente agirá da mesma forma dentro de casa.
Mas as mulheres não conseguem perceber isso, crentes que a personalidade agressiva esteja relacionada ao instinto de proteção, fazendo com que as mulheres sonhem com a utopia de transformar um troglodita sádico em um gentleman altruísta. Algo impossível de acontecer e costuma acabar mal para as mulheres que fizeram a escolha errada.
As mulheres ainda escolhem os homens com base nos mesmo critérios da Idade da Pedra. desejosas de serem protegidas e sustentadas, escolhem homens cujos atributos estejam relacionados com a capacidade de proteger e sustentar as mulheres e seus filhos. É o que o sistema chama de "macho-alfa", o dominador, aquele que nunca aceita um "não".
Isso explica a preferência por homens fortes, altos, durões, ricos e extrovertidos, qualidades cruciais a serem favorecidas diante de situações de perigo. Mas estas mesmas características podem se voltar contra as próprias mulheres. E isso as mulheres de hoje ainda não conseguem compreender.
O que se sabe é que os assediadores tem a mesma personalidade dominadora dos homens bem sucedidos. A diferença é que estes são mais controlados que os anteriores, com maior elegância e paciência. Até o momento em que as mulheres lhes deem permissão para eles mostrarem as garras...
Comentários
Postar um comentário